Infelizmente aqui em nossa cidade, assim como em várias cidades pequenas do interior do Brasil existe uma atitude muito errada em época de campanha eleitoral. As pessoas começam a enxergar o outro grupo político como sendo do "mal", promovedor de "maldades" caso cheguem ao poder, enquanto o grupo do qual fazem parte é o grupo do "bem", o único capaz de promover "bondades" pela cidade. Com isso, multiplicam-se as piadas, os xingamentos, as críticas, os debates passionais e as vezes chegam ao ponto de cortarem amizades.
Diante dessa situação, este blog quer chamar a atenção de todos os carnaubaenses para esse importante momento de nossa cidade. Em primeiro lugar, vivemos em uma democracia e neste sistema político é muito importante que haja mais de um projeto. De modo que o outro grupo não é o grupo das "trevas", mas apenas um outro grupo, com outras propostas e interesses e com outras pessoas. Se não existisse grupos diferentes, não existiria a tão almejada e defendida democracia, mas pelo contrário, estaríamos em uma ditadura que não admite contrários.
Em segundo lugar, todos os seres humanos são pecadores e por causa disso, todos já cometeram várias vezes em suas carreiras algumas injustiças, falso testemunho, quebra de compromisso, interesses pessoais, intransigências, dentre outros erros. Isso significa que não há grupo do "bem" e grupo do "mal", mas há dois grupos políticos, formados por pecadores, que cometem muitas falhas, mas que também conseguem fazer coisas boas pela população, pois ainda guardam em si a imagem e semelhança de Deus, mesmo que seja manchada e distorcida pelo pecado. Talvez algum grupo tenha melhores propostas e ações do que o outro, mas nunca um grupo será o promotor do "bem" e o outro o promotor do "mal".
Então, cada um faça a sua avaliação e vamos escolher a coligação a qual queremos apoiar e defender, aquele grupo ao qual nos identificamos. Mas vamos respeitar o outro, com a consciência de que o outro é apenas uma outra alternativa, que tem suas falhas e acertos, assim como entender que o nosso bloco apesar de ter seus acertos também possui seus erros. Sejamos cidadãos e não gladiadores.
A política em lugar nenhum no mundo, inclusive aqui em Carnaubais não se faz entre anjos e demônios, mas entre seres humanos, feitos a imagem e semelhança de Deus, porém pecadores.
Postado por Luiz Lucas Fonseca Neto.
Nenhum comentário :
Postar um comentário