quinta-feira, 16 de julho de 2015

DEVO CONFIAR NOS MANUSCRITOS DO NOVO TESTAMENTO?

Antes de ver o conteúdo dessa postagem, veja os anteriores para dar maior clareza ao assunto:

A ciência e Jesus

Jesus não era louco, nem mentiroso.

Jesus era apenas um grande mestre!!!

Cristo nunca disse que era Deus!!!

Todas as religiões levam a Deus?


Como vimos até agora, o novo testamento é a maior fonte de informações a respeito de Jesus , mas podemos, de fato, crer nele como evidência da morte e ressurreição de Cristo bem como de suas indagações de ser o próprio Deus?
Muitos não dão crédito ao Novo Testamento pelo fato de que ele foi escrito muito tempo depois de Cristo, mas seria isso verídico? Vejamos:
Existem muitos críticos que presumem que a maior parte dos escritos do Novo Testamento foram escrito no final do segundo século, a partir de mitos e lendas, contudo, no século XX, descobertas arqueológicas confirmam a exatidão dos manuscritos do Novo Testamento. Manuscritos em papiros antigos (o manuscrito de Jhon Rylands, por exemplo, de 130 d.c. dentre outros) fizeram ponte entre o tempo de Cristo e manuscritos existentes de datas mais tardias.
Muitos arqueólogos afirmam enfaticamente que nenhum livro do Novo testamento foi escrito após o ano de 80d.c. e muitas pesquisas nos levam a crer que o Novo Testamento tenha sido escrito antes da queda de Jerusalém em 70 d.c.
Mesmo assim, entre o escrito mais tardio e a morte de Cristo já haviam se passado de 40 a 50 anos, não seria tempo suficiente para se criar uma lenda?
Especialistas dizem que não. O acúmulo de folclore entre pessoas de cultura primitiva leva muitas gerações, é um processo gradual, estendido por séculos de tempo.
Acadêmicos concluem que um período de 25 anos (período entre a morte de Cristo e os primeiros escritos foram feitos) é demasiadamente curto para permitir uma corrupção apreciável do conteúdo essencial ou mesmo das palavras específicas de Jesus.
Embora muitos, influenciados pelo livro O Código da Vinci de Dan Brown, falam que vários evangelhos nesse período foram encontrados com aspectos diferentes sobre o mesmo Cristo. O que se sabe é que, enquanto os quatro evangelhos foram escritos no primeiro século, esses outros evangelhos foram escritos entre 120 a 250 d.c., pelo menos três gerações depois de Jesus.
Para se provar a confiabilidade bíblica, vejamos se ela passa nos três princípios básicos da historiografia: A prova bibliográfica, as evidências internas e as evidências externas. 

Veremos cada uma delas nas próximas postagens.

Provas bibliográficas da veracidade Bíblica

Deus vos abençoe!!!

Postado por Francieudes Cabral

Nenhum comentário :

Postar um comentário